quinta-feira, 23 de julho de 2009

Uma viagem o concerto de Arthur Moreira Lima

O mínimo que se pode dizer do concerto de Arthur Moreira Lima ontem no Festival de Inverno é que foi uma viagem. O público (respeitoso desta vez) lotou, literalmente, o Teatro Municipal (cujo nome é Ariano Suassuna, mas estão querendo rebatizar, vê se pode, mas isso já é outra história). Vi gente sair do concerto chorando e não foi à toa não. Aquelas mãos mágicas emocionam a qualquer um dotado de sensibilidade.

Claro que Chopin ajuda. Afinal, Chopin é provavelmente o compositor erudito mais popular do mundo. E Arthur Moreira Lima sempre procurou fazer um trabalho de democratização da música erudita. Então, até para seduzir a platéia e fazer o povo entrar no clima, Arthur Moreira Lima abriu o concerto com peças curtas e bem conhecidas, que a gente ouve até em audições de piano, como o Noturno em dó menor e a Grande valsa brilhante. Mas foi só pra esquentar.
Terminou a primeira parte com Scherzo e na segunda, atacou com mazurcas. Um espetáculo. Aplaudidíssimo, sentou-se de novo ao piano para deleite de todos e nos brindou com um clássico da MPB romântica. Nada mais nada menos que Teus olhos, de Garoto, que todo mundo conhece ( "Teus olhos / são duas contas pequeninas / qual duas pedras preciosas / que brilham mais que o luar..."). Aí a plateia foi abaixo. Delírio total. Não dava vontade de deixar o homem ir embora. (Foto: Daniel Marcus)

3 comentários:

Liana disse...

Tenho ótimas lembranças de trabalhos do Rafael com ele...
A música Duas contas era uma delas!

Cris V disse...

Mana, tb. me lembro mto. deles dois tocando, nao especificamente esta música, mas outras igualmente lindas. Como eu queria que vc. estivesse aki curtindo este festival... Bj

Liliana Sarquis disse...

Só faltou uma coisa na apresentação do Arthur Moreira Lima: ele tocar, no bis, o hino do Fluminense...rsrsrsr....E o Fluzão tinha completado 107 anos um dia antes!!!!
Paixões futebolísticas a parte, aconselho a ouvirem a linda interpretação desse hino pelo pianista tricolor. É maravilhosa. O problema é que só encontrei na internet, nunca vi nenhum disco dele com o "sou tricolor de coração...".