sábado, 4 de julho de 2009

Chico quer ser visto e reconhecido como escritor

"Noite de autógrafos de Chico provoca histeria”. Estava lá na primeira página do portal do UOL e como se tratava de Chico, abri o vídeo. Fiquei impressionada. Chico chega ao local onde vai participar de uma mesa literária ao lado de Milton Hatoum e é recepcionado por um monte de gente que tentava entrar sem ingresso, com direito a tumulto, empurra-empurra e tudo. Coitado do Chico, deve ter ficado constrangidíssimo. Afinal, ele foi à Flip como autor, não estava ali para fazer nenhum show. Não cabiam gritinhos histéricos de fãs naquele local.

Posso estar sendo mais uma vez preconceituosa, mas na minha opinião, aquelas pessoas ali foram à Flip sem ingresso e também sem nunca ter lido um livro de Chico. Conheço até quem nem se interessa em ler os livros dele, já lhes basta o Chico compositor e não escondem isso. Eu acho isso esquisitíssimo. É como gostar de alguém pela metade.

Chico é um grande escritor. Li todos os livros dele, desde Fazenda Modelo, o primeiro, a Budapeste, passando por Chapeuzinho Amarelo, que dei para minhas filhas, quando eram pequenas, um livro maravilhoso para crianças. Gostei mais de uns que de outros, claro, mas o que mais gostei foi Benjamim, sobre um ex-modelo fotográfico. Só não li ainda o recém-lançado Leite Derramado, tenho tido tão pouco tempo para ler...


Sim, os livros de Chico não são como suas canções, fáceis de agradar. São bons, mas não para todo leitor. Vocês não acham que cada tipo de autor tem seu tipo de leitor? Eu, por exemplo, não leio o Saramago, que muitos acham maravilhoso. Não gosto do texto prolixo dele, daqueles parágrafos enormes, daquelas frases gigantes sem ponto. O único que li foi Ensaio sobre a cegueira e só fui até o fim porque naquela época eu tinha esta mania. Continuar a leitura mesmo se não estivesse ligada no livro. Hoje não tenho mais tempo para isso. Se não me prender, parto para outro que a fila de livros que estão me tentando é grande.

3 comentários:

Anônimo disse...

Vc. hoje tá Ana Borges. E eu tô Dalvinha. Lá na Flip sempre tem essa turma, as tietes, um pessoal q.ñ lê mesmo, vai lá pra ver os "artistas", sabe como é? Vai pra FESTA, Dalvinha.
Isso tbém faz "parrrte" da Flip. É divertido, acredite.
E essa tietagem, segundo o Globo de hoje, ñ incomodou o Chico ñ. Ao final do papo, ele até tirou fotos c/as fãs.
E quer saber, vou fazer uma confissão (mas só p/vc): nunca li Chico. Ñ sei pq. E sem querer comparar, pq. seria uma heresia, nunca li o PCoelho tbém. Acho q. isso q. disse, a gente se identifica c/certos autores.
Mas acho q. será inevitável ler Chico, uma hora dessas. Já Coelho, é improvável.
AB.
Beijão querida, tô adorando esses papos.

Anônimo disse...

ficou faltando: ... acho q.é isso q. (vc.) disse...
Ana.

Anônimo disse...

O único livro que li do Chico foi "Estorvo". Li e não gostei: um verdadeiro estorvo. Até agora não tive a menor vontade de ler qualquer livro de sua autoria. Gosto do Chico cantor e compositor. tenho todos os Dvds de sua última coletânea. Alguns Dvds adquiridos na popular Americanas. Mas, querer que eu acredite que o Chico é escritor é esticar demais a corda. Claro que sou sabedor que ele será Acadêmico da ABL, assim como Sarney, escritor da maravilhosa obra "Marimbondos de fogo. Como diria Lobão: "É tudo pose".