quarta-feira, 29 de julho de 2009

Na torcida por Gabriel Buchmann


Estou acompanhando de perto o caso do brasileiro que está perdido na África desde o dia 17. No começo, a imprensa falou muito do caso, mas depois meio que caiu no esquecimento. Para que isso não acontecesse, alguns amigos criaram o blog Ajude Gabriel Buchmann, onde li que uma amiga dele embarcou hoje para a África (onde já está um tio do rapaz desde o desaparecimento) para acompanhar de perto as buscas, não deixar que elas parem.

Até agora, infelizmente, elas não deram em nada. Já fizeram um pente-fino em toda a região próxima ao monte Mulanji, onde Gabriel foi visto pela última vez. Nenhum sinal. Para os guias, isso é bom, pois reforça a tese de que ele estaria mesmo perdido e já encontraram pessoas vivas na mesma região, mesmo depois de semanas.

Gabriel tem 28 anos e é um aventureiro por excelência. Basta dizer que ele já percorreu cerca de 60 países, entre Ásia, Oriente Médio e África, sempre na base da carona e do saco de dormir. Graduado em Economia e Relações Internacionais na PUC, lá também fez o seu mestrado. Estava se preparando para o doutorado em Economia da Pobreza, na Universidade da Califórnia. Antes, porém, decidiu viajar mais uma vez, sempre com o mesmo objetivo. Entender a pobreza mais de perto.

Malawi, um dos países mais miseráveis do continente africano, era o último país africano que iria visitar. Sua passagem de volta estava marcada para ontem, dia 28. Não sei porque, mas minha intuição é que Gabriel ainda será encontrado. Tomara que eu esteja certa.
___________________________
Do diário de Gabriel Buchmann
'Mas o melhor de tudo é que aqui na África tô conseguindo pôr em prática a viagem que sempre idealizei... hoje ficarei em hotel pela segunda vez desde que pisei no continente, todos os outros dias dormi e comi na casa de locais, gastando uns 2-3 dólares por dia, o que me permitiu a cada dia distribuir meu daily budget entre as pessoas que me hospedaram, alimentaram etc...tô muito feliz com isso, de conseguir estar vivendo grande aventuras e realizando uma viagem de profunda imersão no continente africano, absolutamente não turística, e de forma totalmente sustentável, transferindo 80% dos meus gastos pra africanos pobres... e aqui com quase nada vc faz uma substancial diferença na vida das pessoas... esse amigo meu congolês, por exemplo, com 12 dólares paguei o aluguel mensal da casa da família dele, esse menino com 40 dólares garanti um ano escolar pra ele numa escola super legal...'

Um comentário:

Ana B. disse...

O tempo tá passando, amanhã, sexta, faz 2 semanas q. Gabriel sumiu, e isso dá uma agonia... Imagina a mãe dele? Ñ posso nem pensar na dor dela.
Mas a gente continua na expectativa, torcendo por ele.
Aparece aí Gabriel!!!!