domingo, 19 de julho de 2009

Fotos inéditas de Friburgo tiradas durante vôo de helicópero

Vargem Alta e São Pedro da Serra
Braunes
Vista parcial do centro da cidade

Vista parcial do centro
Plantação de flores em Vargem Alta

Mury
Conquista
Conquista
Caledônia
Conhecida por suas belas fotos de Friburgo, a fotógrafa Regina Lo Bianco foi convidada pelo prefeito Heródoto Bento de Mello a fazer um passeio de helicóptero e registrar as cenas que visse lá de cima. Este blog tem a honra de mostrar pela primeira vez algumas destas imagens. Só uma pequeníssima amostra, claro, pois Regina deve ter feito pelo menos uns 200 cliques durante o vôo, que durou quase duas horas.
Eles sobrevoaram a cidade toda e também os arredores: Conquista, Conselheiro Paulino, Mury, Vargem Alta, São Pedro, Lumiar, Toca da Onça, Rio Bonito, Macaé de Cima, Amparo... Regina disse que o que mais lhe impressionou foi a quantidade de áreas verdes. “A cidade está mesmo situada dentro de um parque. As montanhas, as matas, os rios, os vales... é tudo muito bonito! Temos áreas enormes intocadas”.
Regina também destacou a vista que se tem do Caledônia. "É impressionante. Pude fotografar a montanha quase inteira”.
Perguntei a ela se lá de cima dava para perceber algumas das mazelas que já afligem Nova Friburgo, como a favelização e o desmatamento, mas discreta como sempre, Regininha saiu pela tangente. “A visão que temos sobrevoando a cidade é muito interessante: é possivel mapear aspectos desconhecidos, principalmente a questão do crescimento do centro da cidade”. E nada mais disse.

6 comentários:

DIÁRIO DO RUFUS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DIÁRIO DO RUFUS disse...

Regina é ótima e Friburgo - apesar dos problemas - é linda. Sou a candanga mais friburguense que existe. Se é que existe alguma candanga por aqui....

Anônimo disse...

Regina Lo Bianco é uma pessoa de boa educação e jamais faria qualquer comentário desagradável a nossa Nova
Friburgo. Suas imagens sao lindas e maravilhosas. Façamos a nossa parte, vamos sempre cuidar de nossa Nova Friburgo. um abraço a todos. Júlio Salomon

DIÁRIO DO RUFUS disse...

Que Regina é uma pessoa de boa educação, todos nós sabemos. Mais que isso: ela é simples (mesmo tendo um grande talento), prestativa, gente boa e parece (não conheço ela a fundo) amar muito Friburgo. Dalva é ótima jornalista e gaosta muito de Friburgo também. Então cabe a curiosidade sobre o estado de Friburgo. Sou candanga, mas moro desde criança aqui. Então sou friburguense. é como me sinto. e como aquela frase "quem ama, cuida", gosto de saber o verdadeiro estado da minha cidade, para ter como lutar para melhorá-la. Se eu estivesse num helicóptero, certamente observaria as belezas - que são muitas - mas também repararia nos problemas. Quem passa no inverno por Campo do Coelho e conquista, por exemplo, sabe o que eu estou falando. é só queimadas e queimadas...Até outro dia o Alto do Cascatinha passava pela mesma situação. As más - ou boas - línguas diziam que eram para "limpar" terreno para novos condomínios. Regina pode ter preferido sair pela tangente, mas mesmo que não saisse não significaria que a educação dela teria ido para o ralo.
Meu comentário pode estar sendo desagradável, mas garanto, tenho boa educação. rsrsrsrs...Se bem me lembro, Regina tem umas fotos "desagradáveis" também, mostrando pontos não menos "desagradáveis". Ela não é cega nem burra. A grande parte das fotos dela valorizam e muito Nova Friburgo. Muito bom, até porque friburgo tem mais coisas boas do que ruins. Isso não quer dizer que ela não veja e fique triste com os problemas que, diga-se de passagem, não são apenas causados por esse ou aquele governo, e sim, na maioria das vezes, pelos próprios moradores. então, como foi escrito no post anterior, façamos a nossa parte, mesmo que essa parte seja não tapar o sol com a peneira. Sabe aquela história da mãe que defende os filhos lá fora, mas dentro de casa mostra a eles o que está errado, mesmo dando o maior esporro? Acho que é por aí.
acho o rio de janeiro uma das cidades mais lindas que conheço, mas como não citar os problemas também? Seria falta de educação minha - que defendo sempre o Rio - dizer que sinto medo de uma bala perdida, por exemplo? que saio sem relógio ou um simples anelzinho de ouro lá? que detesto a sujeirada das prias e ruas, e os flanelinhas...e os camelôs?
Que Friburgo sempre conserve essas imagens maravilhosas captadas pelas lentes de regina e de outros fotógrafos (e pintores), mas que nem por isso os que vejam as mazelas que nossa cidade - assim como outra qualquer - tem saiam da lista das pessoas "de boa educação"...

Cris V disse...

Liliana, vc. disse tudo o que eu queria (e ainda) iria dizer sobre estas fotos e os comentários que esta postagem já suscitou. aleu por suas palavras e por evitar que eu tenha de escrever exatamente o que vc. escreveu aqui (rs.)!

Ana Borges disse...

É, tbém ia comentar os dois lados do q. se pode observar num voo de helicóptero sobre uma cidade, acredito q. em todo o nosso país,mas ficou desnecessário depois de tudo q. a Liliana escreveu. Tá tudo lá.
Sem tirar nem por nada.
Então, tchau.
Bjs.