terça-feira, 28 de julho de 2009

Anonimato e solidão



O corpo do artista se transforma em tela de carne e osso, e se insere na paisagem

Uma pessoa de tal forma camuflada na paisagem urbana que chega a passar (quase) despercebida. Alguns não vêem nisso nenhuma arte, mas é, no mínimo, muito interessante esta forma que o artista chinês Liu Bolin encontrou para retratar o anonimato do ser humano e sua solidão. Como chinês, ele sabe muito bem o que é isso. Não deve ser brincadeira ser "massa" num país de quase um milhão e meio de habitantes. Sem falar na postura do governo comunista com relação à arte.
Observem a riqueza de detalhes de sua pintura corporal. Ele escolhe um bom fundo onde possa "desaparecer". Pode levar mais de dez horas para a cena ficar pronta para ser fotografada. O resultado é impressionante. Tem gente que só percebe a presença de Liu quando ele se movimenta.
Vale registrar que Liu não é mais um desses artistas conceituais que existem por aí. Nada contra a arte conceitual, muito pelo contrário. Acho até muito interessante como forma de expressão, mas que tem muito maluco plantando bananeira e chamando aquilo de arte, tem.
Não é de forma alguma o caso deste artista, que já participou de grandes exposições, inclusive individuais, não só em galerias famosas de seu próprio país, mas também na França, Itália e Estados Unidos. Agora, com as fotos da série Hide in the city, ele passa a ser conhecido e reconhecido internacionalmente.

5 comentários:

Liana disse...

Muito legal o trabalho dele. Sabe,nessa busca diária por imagens para o meu blog tenho visto as coisas mais estranhas do mundo,Dalvinha.Fico até pensando se estou completamente por fora porque me deparo com algumas coisas que considero esquisitice total,coisa de doido!

Ana Borges disse...

Ah, mas isso é arte sim. E como vc. diz, expressar o anonimato e solidão num país de quase 1 bilhão e meio de pessoas, através de uma idéia como a desse artista é genial. Mais: pra mim, originalíssima mesmo, já q. nunca tinha visto nada igual.
Imagine, se em Copacabana, que deve ter o quê, já um milhão(?)de moradores,a solidão já se tornou um estilo de vida,o q. sentirá um cidadão num país superpopuloso como a China? É o q. tem o maior número de hab, se não me engano, seguido da India.
Aliás, qtos. moradores Copa tem?
Alguém aí sabe? Vou lá no Google. Já volto....

Ana Borges disse...

Copa tem só 150 mil hab. Somando os turistas, o ano todo, mais a população flutuante, q. passeia, visita, trabalha e vai embora, dá a impressão q. tem 1 milhão. Não parece q. tem sempre uma multidão por lá?

Liana disse...

Ana,
Adoooooro Copacabana, de paixão! Para mim a que a Vida (essa com V maiúsculo)do planeta mora lá e sempre pensei que tivesse um milhão de moradores...

Ana B. disse...

Mas ñ é Liana? A impressão q. dá é q. um milhão de pessoas vivem lá. E como vc., ADORO Copa. Os melhores anos da minha infância e adolescência passei lá. E até hoje, é pra onde vou, na mesma rua, Rodolfo Dantas, onde cresci. Quer dizer, no tempo q. tinha calçada até pra andar de bicicleta.
Hoje mal a gente anda a pé...
Mas tudo bem, é praquele mar q. as minhas cinzas vão qdo. chegar a hora. Numa boa.