domingo, 27 de setembro de 2009

A Duquesa





Acabo de assistir um filme muito interessante, principalmente para quem, como eu, adora filmes de época. Na abertura, a informação: “Baseado em fatos reais” (olha o pleonasmo, gente!), A Duquesa (The Duchess, 2008) conta a vida de uma ancestrral da Princesa Diana, a Duquesa de Devonshire, Georgiana Cavendish, que viveu na Inglaterra nos idos de 1700 e, através dela, retrata de uma forma absurdamente fiel, o papel da mulher na conservadora sociedade da época.
O figurino é fantástico e não foi à toa que faturou o Oscar. Tem uma passagem interessante relacionada à moda. É quando o duque vai retirando as camadas das roupas intimas da duquesa e pergunta porque as roupas femininas são tão complicadas. No que ela disse: “A roupa das mulheres é a forma que nós temos de nos expressar”.
Mas, além do figurino, dos atores, dos cenários, não sobra muita coisa. Para mim, pelo menos, a trama meio que deixou a desejar. Não consegui ver nada na vida ou na biografia da personagem que justificasse tamanha produção. Sem falar no final, que é muito sem graça e inesperado, deixando a sensação de que ficou inacabado.
De um modo geral, porém, o filme é muito bom. Principalmente para fechar um final de semana. Eu é que dei pra ficar por demais exigente.

Um comentário:

AB disse...

Sempre q. vejo o cartaz desse filme nas locadoras fico c/vontade de VER. Mas nunca me animei a pegar pq. é irritante assistir filme ruim.
Por alguma razão intuía q. ñ tinha história mesmo já q.'baseado em fatos reais' ñ é garantia de porra nenhuma. É só beleza e olhe lá.
Mas como tbém gosto de filmes de época, sou curiosa sobre hábitos e costumes de outros tempos e curto cenários e figurinos, agora me deu vontade de assistir.
Depois comento.
Hum...