quarta-feira, 24 de junho de 2009

Já não se faz festas juninas como antigamente...

Festa junina tem sabor de infância. Lembro com nostalgia até do cheiro das festas de Santo Antônio na pracinha do Suspiro. E, com um aperto maior ainda no coração, dos aniversários de meu primo Teleco, que por ser no dia 12 de junho, sempre era comemorado com uma bela festa junina. Com direito a fogueira, fogos, muitos fogos de artifício e até, isso mesmo, até balões. Aos patrulheiros de plantão, vale esclarecer que eram pequenos e, em absoluto, não tínhamos noção dos riscos que soltar balões representava. Outro prazer que eu, meus primos e vizinhos cultivávamos nesta época do ano era montar nossas barraquinhas feitas de caixote, em frente de casa para vender fogos. Sempre tínhamos prejuísos até porque a tentação era forte e acabávamos nós mesmos com o estoque antes de o vendermos.

Hoje, as festas juninas não têm mais a menor graça, com aquelas barracas iguais, salsichão e churrasquinho de quinta, cachorro-quente, idem, os inexoráveis baloes pula-pula e assemelhados para as crianças. Passei por algumas este ano e o máximo que vi em termos de fogos foram estalinhos. Até a pescaria ficou de mentirinha (a "tia" ajuda a pescar porque tem um monte de gente na fila), uns brindes muito bobos e, pior ainda, iguais uns aos outros. Aquelas outras brincadeirinhas que criança gosta, como a dos porquinhos da índia que têm de voltar para suas casinhas, sumiram. Quadrilha, então, nem pensar, agora é cronometrada, tem a duração de uma música e ponto final. Nem a festa de São Pedro da Serra escapou. Tá igualzinha às outras. Como resgatar uma tradição popular tão bonita, tao rica e que está se perdendo por completo?

2 comentários:

Anônimo disse...

Sem contar o repertório musical! Até festas de igrejas colocam funk! Música próprias da festas - leia-se Braguinha, Mario Zan entre outros - nem pensar. Quando muito, na quadrilha "pausteurizada", marcadinha, chatinha.
lili sarquis

Fab´s -ÄG¡TÄÐÄ disse...

Nossa.. vc realmente leu minha mente. Adorava as festas juninas tradicionais.
A prefeitura coloca tanta barraca desnecessária, com produtos paraguaios de 5ª qualidade e as barracas antigas e até os show tradicionais com sanfoneiros ficam de fora!
está de Parabéns pelo seu desabafo!