quinta-feira, 18 de junho de 2009

Diploma de jornalismo. Enfim, uma decisão.

Após tantos adiamentos, o Supremo bate o martelo. Ninguém mais precisa ter diploma para ser jornalista. Acho tão esquisito isso. A questão é polêmica, dá margem a mil questionamentos e debates, o que, aliás, já foi feito. De forma exaustiva, aliás. Mas, depois de tantos adiamentos, ninguém aguentava mais. Chega de argumentar que é contra ou a favor, discutir prós e contras, tecer conjecturas, elocubrar.

Pelo menos para mim, esta discussão já estava cansando. Talvez porque tenha sempre permanecido meio em cima do muro. Claro, defendia a importância dos cursos de jornalismo, mesmo com todas as suas carências. Tanto que com lei ou sem lei, acredito que o diploma continuará sendo exigido pelas empresas de comunicação ao selecionar um profissional. Mas nunca fui muito a favor desta lei não. Provavelmente por já ter convivido com tantos coleguinhas brilhantes que tinham saído de outras faculdades ou mesmo que sequer tinham curso superior.

Mas os tempos eram outros. Não se exigia do profissional mais do que saber perguntar e, depois, escrever o que apurou. Mesmo no caso do rádio ou da TV, bastava ser intuitivo e dominar algumas técnicas.

Agora, não. Quem pretende alcançar um lugar ao sol, por mínimo qu seja, neste concorrido mercado, tem que se preparar muito, tem que ser multitarefa. O jornalismo romântico acabou. E pode ser que, por isso mesmo, o fato do diploma deixar de ser obrigatório, no final, não faça a menor diferença. Tomara que seja assim.

3 comentários:

Anônimo disse...

Exatamente,Dalvinha, vai tudo continuar como antes. A Globo só contratando meninos(as)saídas da PUC, outras empresas avaliando outros critérios, e algumas mais interessadas no rendimento individual de cada contratado. E quem estiver mais preparado, for mais talentoso, safo, multi, como vc. diz, leva. O mercado faz a seleção natural, que nem Darwin com as espécies.... Mas acabou, e como devia. Sem exigência do diploma.
ana borges

Anônimo disse...

enfim, uma pessoa com diploma, com visão imparcial!!!!!!!!!!!!!!!!! Mas pra não me estressar, preferi fazer pão com linguiça (sem trema) e usar minha criatividade nos drinks que venho colocando no Cantinho da Roça. Mais quatro anos pagando faculdade eu não aguentaria. Até porque tem saido muita gente boa das muitas faculdades que brotam a cada dia, mas também tem gente que ninguém merece, né? E se consideram formadores de opinião. Deus nos livre!!!! Ah! mas estão com diploma!!!! Mas como CDF que sempre fui, acho muito válido uma faculdade, desde que prepare, realmente, profissionais. Vou lançar uma proposta: que tal propormos a quem defende a obrigatoriedade de diploma a criar uma campanha que obrigue também outros profissionais - músico, escritor, por exemplo - a cursarem faculdades. Vamos banir Chico, Caetano, Lenine, Gil, Bethânia do mercado. E os imortais da ABL? quem tem diploma??? Vamos lá. Vamos tirar a imortalidade deles...E os artistas plásticos? Passaram pelas salas de aula? Não? então fechem as portas das galerias para eles...Ah, tá...vão citar os médicos, engenheros, dentistas e outros profissionais mais...que não necessiatam exatamente de "musas inspiradoras"...é o que sempre alegam. Certo. Então vamos restringir o país apenas a profissionais com diploma, em todas as áreas. Creio que em um mês ninguém mais vai aguentar a chatice que vamos nos transformar.
Lili Sarquis

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.