sexta-feira, 19 de junho de 2009

Hare baba!


Tem quem goste tem quem odeia. Eu, noveleira assumida que sou, estou curtindo muito Caminho das Índias. Sim, a novela só mostra o lado rico daquele lindo e ainda tão desconhecido país, um dos mais miseráveis do mundo. Mas, pelo menos para mim, é um bálsamo parar tudo, esquecer da vida e assistir às cenas passadas na Índia e à trama tão bem costurada da mestra Gloria Peres.

Eu me delicio, principalmente, com o desempenho dos artistas da velha guarda. Em especial, com a grande Laura Cardoso, esta maravilhosa atriz, com a dignidade de suas rugas. Tony Ramos, sempre ele, perfeito. E Eva Todor, gente, que maravilha a Dona Cidinha! Sem falar em Lima Duarte, Stênio Garcia, Flávio Migliaccio etc. O Raj (Rodrigo Lombardi) tira qualquer um ou uma do sério. As menininhas, que gracinha, dançando com seus saris. Fofas demais.

Então, não estou nem aí se a Globo está ou não mostrando a Índia real, se os dalits não são mais intocáveis, se as expressões indianas não estão certas. Novela não foi feita para mostrar a vida como ela é. Isso é para os documentários, as reportagens, o jornalismo. Novela parte do real, mas é ficção e todas têm exageros, faz parte do gênero. No meu caso, pelo menos, o filme Quem quer ser um milionário e Caminho das Índias, cada um a seu modo, despertaram uma grande curiosidade sobre este tão fantástico e misterioso país. E isso me basta.

2 comentários:

Liana disse...

Ah, Dalvinha,eu também acho a novela ótima e não estou nem aí...fico impressionada com as críticas que ouço. O que eu espero de uma novela não é e nem nunca foi obter informação sobre o real.Acho que quem tem esse tipo de expectativa não sabe o que é uma novela e tem uma noção equivocada e preconceituosa sobre o que é entretenimento.
Beijo!

Anônimo disse...

Às vezes gosto, outras não. Mas nesta novela, o q. mais me irrita é aquele didatismo sobre esquizofrenia. Toda vez que o menino surta ou a Sabatela apronta, o Stenio Garcia entra explicando o porquê da coisa. Porre....
Ana Borges