quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O caso do ar condicionado sem motor


Eu não deveria estar ocupando o precioso espaço do meu blog e enchendo o saco de vocês para falar de problemas pessoais. Mas como o problema que me aflige envolve direitos do consumidor e já estou subindo pelas paredes de tanta raiva da Brastemp e do Magazine Luiza, peço desculpas a meus leitores para um desabafo. Não se preocupem, não vou relatar os detalhes do caso, que se arrasta desde o início de dezembro sem que nenhuma das duas empresas tome uma providência.
O fato é que comprei um ar condicionado split (algo que até pouco tempo, nós, friburguenses, não precisávamos ter) e o aparelho veio sem o motor, dá para acreditar? Claro que o problema só foi constatado depois que os técnicos quebraram a parede e ele já estava lá instaladinho, mas não funcionava.
Dali para frente foram mais de 50 telefonemas, muitas horas perdidas ouvindo musiquinhas de teleatendimento, repetindo a mesma história para dezenas de atendentes, ouvindo informações completamente contraditórias, enfim, toda aquela lengalenga de que nós, pobres consumidores brasileiros, somos vítimas. E que não deram, rigorosamente, em nada.

Enquanto isso, cá estamos nós a torrar neste verão, mesmo aqui na serra. Só que isso não vai ficar assim não. Já estou detonando as duas empresas pela rede e, para tanto, me vali do site Reclame Aqui, do twitter, Orkut, Facebook, enfim, de todas as redes sociais, além das colunas de defesa do consumidor dos jornais. E preparo u m dossiê para entrar com uma ação na justiça contra a Brastemp e o Magazine Luiza, não vou é deixar barato.

Em tempo: nós somos desrespeitados demais neste país. Neste momento, acabo de receber uma conta da Oi com vencimento para o dia 16. Ligo para a empresa e sou informada de que se a conta não chegar até a data de vencimento o cliente é que tem de pedir uma segunda via da mesma. Brincadeira. Quer dizer, recebo a conta com 15 dias de atraso e eles não têm nada com isso??? Pobres de nós! Com tantas contas para pagar, cada uma numa data, vamos ter que colocar na agenda, a cada mês, “verificar se a conta da Oi chegou”, pois me recuso a colocar este tipo de conta no débito automático. Até porque vira e mexe as ditas cujas vêem com erros. Não sei não, mas acho que esses juros mordidos aqui e ali devem fazem uma diferença no faturamento destas empresas. Seja como for, é mais uma falta de respeito com o consumidor.

Mais uma vez, desculpem o desabafo.



5 comentários:

Ana Borges disse...

Ñ tem q. pedir desculpas aqui ñ, Dalvinha. Pq. cada um de nós tem um monte dessas queixas pra botar a boca no trombone.
O Brasil tá cheio dessas empresas bostas.
Processo nelas!!!!!

Monique Schuabb disse...

Meu Deus, quando a gente pensa que já viu de tudo sempre aparece uma novidade. É inacreditável.
Contacte tb a deputda Cidinha Campos. Ela é Membro Efetivo da Comissão de Defesa do Consumidor - http://www.cidinhacampos.com.br/ . Tem tb o Disque defesa do consumidor da ALERJ: 0800-2827060 .
Enfim, algo absurdo, que certamente vc sairá vitoriosa na questão. Não é p/menos!
Abçs.

Cris V disse...

Obrigada pela força e pelas dicas! ou contatar, sim, a Cidinha Campos e o Disque! Ah, tinha esquecido de contar mas não vem ao caso, só um detalhe: o ar condicionado que veio sem motor foi pago à vista!!!

DIÁRIO DO RUFUS disse...

Dúvido que exista alguém no Brasil que não conheça um caso como este. Eu, a encrenqueira (como me chamam), já entrei na justiça até por causa de cartão telefonico. Não, gente, não é o de celular, é o de orelhão mesmo. E ganhei, claro. O mais recengte problema foi agora, quando resolvi comprar um freezer para a loja pelas americanas.com. A compra foi dia 8 e descobri que eles entregariam até dia 29, das 8 às 21h. Imaginem, eu, plantada no bar este tempo todo (só abrimos a noite). Mas o pior não foi isso, depois de alguns dias recebi o seguinte e-mail (notem que as frases em maiúsculo foi a minha resposta a eles. Só estou colando a mensagem aqui para vcs verem o absurdo que é):

Diante de sua solicitação de reposição em nosso estoque (MINHA SOLICITAÇÃO DE REPOSIÇÃO DE ESTOQUE???EU POR ACASO FIZ ESSA SOLICITAÇÃO??? SÓ ENTREI NO SITE DE VCS E FIZ A COMPRA, ESPERANDO QUE VCS TIVESSEM O PRODUTO ANUNCIADO.) , venho por meio deste salientar que este item: Freezer Horizontal 2 Portas 404 Lts Dupla Ação CHB42C Branco - Consul, por ser Cross Docking (O QUE É CROSS DOCKING? DÁ PARA MANDAR UMA MENSAGEM QUE O CONSUMIDOR ENTENDA?), será reposto em nosso Centro de Distribuição até o dia 23/01/2010.(SIM, E DAÍ? O QUE EU, CLIENTE, TENHO COM ISSO, CONSIDERANDO QUE VCS ME DERAM O PRAZO DE ENTREGA ATÉ DIA 29? VAI CHEGAR OU NÃO?)
Porém, preciso saber se realmente deseja a aguardar esta reposição, e ou uma das opções abaixo:(QUERO SABER SE VOU RECEBÊ-LO ATÉ DIA 29!!!! O DIA QUE ELE ENTRA NO ESTOQUE DE VCS NÃO É PROBLEMA MEU)
1) troca por vale-compras no valor pago pelo produto no ato da compra;
2) troca por item similar;
3) reembolso do valor, pelo mesmo meio de pagamento efetuado.*
* O estorno nos cartões de crédito, obedece o prazo estipulado pela administradora e pode acontecer na fatura seguinte ou na subseqüente.
Aguardamos seu retorno, via este: 11) 3305-3210 ramal 41975.(AH, E VOU TER QUE GASTAR INTERURBANO DE NOVO POR UM PROBLEMA CAUSADO POR VCS????) FAVOR ME LIGAR: 22-99017664.

CAncelei, é claro!

Cejunior disse...

Você tem mais é que reclamar mesmo aqui no blog mesmo, Dalva, e é até bom, porque nós ficamos sabem quem são essas empresas que desrespeitam o consumidor dessa maneira absurda.

Onde já se viu uma coisa dessas, mandar o aparelho sem o motor! Procon neles!!!