quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A louca da casa


Há muito tempo não lia um livro tão bom quanto A Louca da Casa, de Rosa Monteiro, que Diego me deu de presente. Ele comprou o livro no escuro só pela capa, a apresentação de nomes como Mario Vargas Losa e Zuenir Ventura e uma breve olhada em alguns trechos. Procurei para dar de presente, já fui em vários sites e está esgotado, uma pena. O que ele me deu é da Agir, de 2008.

Como definir A Louca da Casa? Um romance? Um ensaio? Uma autobiografia? Não sei. Mas o livro é uma viagem. Fantasia, realidade, sonhos, loucura, paixão, medos e dúvidas dos escritores, está tudo ali. Quem lida com palavras se identifica geral porque Rosa Monteiro mostra as entranhas do enlouquecido ato de escrever, contrapondo a escrita enquanto ofício com a escrita como puro processo de criação.


Vejam este trecho: "Escrever, enfim, é estar habitado por uma mixórdia de fantasias, às vezes preguiçosas como os lentos devaneios de uma sesta estival, às vezes agitados e febris como o delírio de um louco".


Ah, ia esquecendo de dizer. Rosa Monteiro é uma premiada jornalista e escritora espanhola, autora de diversos livros e colunista exclusiva de El País.






Um comentário:

Ana Borges disse...

Me empresta.
Bj.