sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Não se nasce mulher, torna-se mulher


Escrevo ainda sob o impacto e a emoção de assistir a dama do teatro brasileiro em Viver sem tempos mortos. Nada resta a dizer que já não tenha sido dito a respeito desta linda senhora que do alto de seus 80 anos completados hoje nos brinda com mais este espetáculo. Perfeito, irretocável, pungente.


Fernanda Montengro é tudo isso e muito mais. Consegue o milagre de ser, no palco, Simone de Beauvoir sem, em nenhum momento, deixar de ser ela própria. Uma hora sozinha no palco, tendo como cenário apenas uma cadeira. Sonoplastia? Uma canção de Piaf no começo e no fim do espetáculo. E só. No mais, é Fernanda, com a dignidade de suas rugas, seu domínio da plateia, sua emoção.


Ontem, então, foi uma noite especial. Com direito a parabéns prá você, aplausos de pé por mais de uma hora, algumas lágrimas, acreditem você, da própria Fernanda, que saiu do palco enxugando discretamente os olhos.

5 comentários:

liliana disse...

E o melhor de tudo: simples, educada e simpática. Meu amigo Rodrigo, que trabsalha no Habitare, recepcionou-a quando ela veio se apresentar aqui em Friburgo. Pediu pra tirar uma foto com ela, no que foi, prontamente atendido. Ela poderia dar aquele sorriso profissional e que se dane, né? Acredita que ela, depois da foto tirada, disse: meu filho, acho que poderemos tirar outra de outro angulo, assimnão vai ficar bom. E foram lé, tirar outra foto. Não pediu nada extraordinário, não deu uma de gostosa, de estrela, nada. E muita gente por aí, que não chega nem aos pés dela e se acha...Que bom termos uma Fernanda Montenegro no nosso país....

Anônimo disse...

Fantastica a Fernanda.

Ana Borges disse...

É Dalvinha, foi um momento inesquecível, de pura emoção. Do tipo que nos faz sentir verdadeiramente vivos e felizes.
Beijão.

confetes disse...

Eu também fiquei numa espécie de transe durante o espetáculo e depois então nem se fala...Só agradeço aos céus - e a minha mãe que comprou o ingresso - por ter tido a honra de ver essa mulher no palco. A peça é de uma delicadeza e ao mesmo tempo de uma força que só mesmo duas mulheres - a Simone e a Fernanda - para trazerem para o público. Valeu cada centavo e cada segundo espremida naquele teatro. Ainda me emociono só de falar dessa peça, só de lembrar...

O que são 80 anos? Muita sabedoria...

AB disse...

Dalvinha, a frase q. vc. queria lembrar é: .... "a impressão que tenho é a de não ter envelhecido, apesar de estar instalada na velhice".
Bjs.