sábado, 6 de fevereiro de 2010

Bicicleta na contramão

É sábado, estou no Rio e vou tomar café da manhã na padaria, hábito bem carioca, aliás. No caminho, duas senhoras de braços dados atravessam a rua quando um rapaz de bicicleta, na contramão, por pouco não as atropela. Elas reclamam, cobertas de razão, mas o ciclista, muito do insolente, sai esbravejando na maior desfaçatez.

- Eu, em? Vocês é que tinham que olhar para os dois lados!

Claro que me meto na história. Enquanto vou ver se nada de mal tinha acontecido às velhinhas, chamo o sujeito de maluco e mal educado.

- Você estava voando nesta bicicleta, cara. Na maior contramão aí e ainda acha que está certo. No mínimo, deveria pedir desculpas...

No que ele ainda tem tempo de retrucar, já aos berros, como se estivesse coberto de razão e eu é que fosse a maluca..

- Que contramão, minha senhora? Eu, em? Só faltava essa! Não existe contramão para bicicleta!

Seria inútil tentar convencê-lo do contrário. Gente assim não tem jeito não. Antes que a história estragasse meu sábado, volto para o meu blog e pro meu ar condicionado. Mais pro fim da tarde, que antes o sol não deixa... praia até de noite. Eu mereço!
Agora, a pergunta que não quer calar. Onde foi parar a educação do carioca?

Em tempo: o CTB é bem claro neste aspecto: Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.






Ilustração de Gary Fernández



8 comentários:

Ana Borges disse...

Que diabo é esse post aí do lado, anônimo? Eu hein!
Mas voltando ao carioca bicicleteiro, mesmo que tivesse alguma regra ou legislação pra andar assim ou assado de bicicleta, imagina se vão respeitar.
É a gente q. tem q. olhar pros 2 lados mesmo.
Aqui em Friburgo é a mesma coisa. E até na calçada, a gente tem q. desviar delas.
Se mesmo c/multa e regras rígidas nas leis de trânsito, multas e o escambau, o motorista continua cometendo barbaridades, ñ será o ciclista q. vai ser obediente.
E o pedestre q. corra e saia da frente de carros e bicicletas e skates, carroças e cavalos.
Bjs e mergulhos refrescantes por aí.

Cris V disse...

ih, Ana, nao tenho a menor ideia de quem mandou este comentario e o que significa, que maluco. Qto. a legislaçao, até tem, sim, descobri agora, vou incluir no post, inclusive, mas concordo com vc. de nada vai adiantar!!! E o que dizer das bicicletas nas calçadas! Vale um outro post. Bjs

Anônimo disse...

É um absurdo mesmo. Falta de educação, respeito etc. Mas não é só dos cariocas não. Veja no blog do Cantinho o que aconteceu na rua Deolinda Thurler (onde fica o bar)na noite de sexta-feira. Três idiotas causaram um engarrafamento durante vários minutos. E ontem outros fizeram a mesma coisa. Quanto às bicicletas, a minha vontade é dar um bico quando uma pasa por mim, correndo na calçada. Só não faço porque tenho medo do imbecil cair, bater a cabeça no paralelepípedo e morrer. Mas que preciso de muita força para não seguir meus impulsos, preciso.
(Liliana - acho que estou "anônimo")

Monique Schuabb disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Monique Schuabb disse...

Há alguns anos, aqui mesmo em Friburgo, quando se preparava para atravessar a rua, ainda na calçada, a minha mãe (que é de estatura baixa e levinha) foi atropelada por uma rapaz, que nem sequer prestou socorro. Este passava " voando" em sua bike.
Moral da história: vários pinos na perna!
Abçs.

Lista Telefonica disse...

www.sualista.com.br

Anônimo disse...

xanax xanax on drug screen test - drug interactions tramadol xanax

Anônimo disse...

generic xanax online xanax bars double stack - xanax no prescription online