sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Telefonia fixa vai acabar




Quem primeiro me falou sobre isso foi meu sobrinho, Antônio Lugon, diretor jurídico da Oi, com cacife e dados concretos para fazer tal afirmação. Vindo de quem vem, a informação me deixa perplexa. Diante do meu espanto, ele me lembra do Telex . Os mais novos não têm a menor idéia, mas creio que a maioria de vocês deve ter conhecido. “Era a principal fonte de receita da Embratel nos anos 80”, dizia-me ele. “Mas em 90 já não tinha mais, simplesmente acabou”.
Pois agora é a telefonia fixa que vai se esvanecendo e desaparecerá nos próximos 15 ou 20 anos. No máximo. Um prazo que tende a ser reduzido com a massificação da tecnologia 4G na telefonia móvel. Fui me informar e descobri que nos Estados Unidos o último telefone fixo já tem data para ser desligado: 2015. A informação estava numa matéria recente do The Economist. Cerca de 700 mil americanos estão substituindo seus telefones fixos pelo telefone móvel e 25% das residências só têm telefones móveis.
No Brasil, a queda do número de acessos das concessionárias ainda não é tão forte, até porque o serviço das operadoras de celulares ainda deixa muito a desejar. O desaparecimento da telefonia fixa por aqui vai depender, diretamente, da sua capacidade de transmissão e penetração. Além, é claro, dos preços que as empresas vão praticar nos serviços de banda larga oferecidos à população.
Quanto ao telefone fixo, as transmissões em vídeo são a única esperança de salvação. Que, para se disseminarem, vão depender diretamente da implantação de redes de fibras ópticas nas residências e corporações.
Quem viver, verá.

















4 comentários:

Anônimo disse...

Dalva,
Se acabarem as contas já será uma maravilha !

Anônimo disse...

A VERDADE E QUE AINDA TEMOS UM APELO EMOCIONAL COM OS NOSSOS NUMEROS. TELEFONE ERA TRATADO COMO PATRIMONIO. NAO ERA PRA QUALQUER UM...
AGORA, REALMENTE, PRA QUE? SE TEMOS UM MOVEL PRA QUE TER UM NUMERO DA CASA?
O PRECO DA ASSINATURA É UM ABSURDO PARA QUEM NAO FAZ LIGAÇAO OU TEM TELEFONE MOVEL COM UMA QUANTIDADE DE CREDITO.
MAS, VENDO ESSES APARELHOS QUE COLOCOU NA MATERIA, DARA SAUDADE...

Anônimo disse...

Dalvinha,
Isso é sinal dos tempos, estamos ficando velhas. rs
Telex tinha em todo lugar. Uma maquina de escrever gigante e só de lembrar que nenhuma operacao bancaria era feita sem tal aparelho, me faz sentir uma velhaca.

Antonio Lugon disse...

Tia,
Ufa... Ate la da pra me aposentar.
bjs do sobrinho
Toninho