quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Heloisa Buarque de Holanda e as memórias de toda uma geração

Acabo de saber que Heloisa Buarque de Holanda lançou um livro de memórias, Escolhas (Editora Língua Geral), uma mistura de autobiografia e ensaio, que vem acompanhada de nomes e fatos importantes do pensamento e da arte do século XX.

Conheci Heloisa na produtora-estúdio do Wambier, a Timbre, em Botafogo. Eles estavam, na época, junto com Chico Chaves, Chacal, Macalé e outros que não me lembro agora, envolvidos com um projeto de gravação de poesia marginal e um programa na Rádio Roquette Pinto.

Heloisa era a líder natural daquela turma que representava a vanguarda da contracultura naquele momento e marcou presença nos acontecimentos culturais importantes do país durante todos estes anos. Viveu intensamente os sonhos e a utopia dos anos 60, mas não parou por aí, como tantos. Hoje em dia, por exemplo, está de namoro firme com autores e artistas da periferia com os quais se comunica diariamente, trocando informações e ideias. E também com a internet, à frente do Portal Literal e da antologia digital Enter. Sempre a mil por hora, é a também é a headhunter da editora Aeroplano, que tem um catálogo realmente sensacional.

Na abertura do Enter, tem um texto sensacional onde ela fala sobre o impacto da Internet e das redes sociais, a disseminação de seu uso, inclusive por parte dos escritores. Ela também fala da popularização das tecnologias digitais atribuindo a ela o volume da produção poética atual. Saudando não só a quantidade como a qualidade da poesia atual, ela convida os leitores a “fazer o rito de passagem”, ou seja, a “entrar em outra lógica da percepção, experimentar novas relações com a palavra, com a comunidade de autores, com as idiossincrasias e paixões da vida literária na web”. Vale a pena visitar o Enter. Mais um para a minha lista de Favoritos.

Sempre achei Heloisa Buarque o máximo. O tipo de mulher que me atrai, por ser culta, inteligente, sofisticada, mas sem afetação e muito, muito segura de si. E vejam como está bonita aos 70 anos! Taí uma pessoa que tem, sem dúvida, muitas histórias para contar.

Nenhum comentário: