sexta-feira, 25 de junho de 2010

"Cala Boca Galvão"


Eu estava viajando e fiz questão de (tentar) esquecer a internet. Quase consegui. Mas, de qualquer forma, só fiquei sabendo do fenômeno “Cala Boca Galvão” agora e achei o máximo. Principalmente por ter mostrado, mais uma vez, como as redes estão mudando comportamentos e até políticas de empresas de comunicação.

O fato é que a Globo ficou com uma tremenda banana quente nas mãos depois que a mensagem “Cala Boca Galvão” correu o país através do twitter. O protesto se disseminou com uma rapidez surpreendente, chegando a ter repercussão mundial. Até um clip com Hitler xingando o locutor circulou pela rede e vai aparecer em episódio dos Simpsons. A campanha ganhou até matéria no New York Times.


Não foi a primeira vez que os torcedores se manifestaram com o slogan "Cala Boca Galvão". A diferença é que antes o protesto se resumia a faixas nos estádios - o que também ocorreu agora nos estádios sul-africanos, mas que a Globo, com seu prestígio, conseguiu impedir. A Globo fez bem. Em vez de criar polêmicas com os twiteiros, ateando mais fogo na fogueira, brincou com a repercussão do fato em seus programas de esporte. E quem acompanha futebol garante que o Galvão está aparecendo menos e que daqui pra frente, ficará ainda com menos espaço, podem apostar. Garanto que o Galvão vai ganhar umas férias prolongadas depois da Copa. Bem feito.



3 comentários:

Ana Borges disse...

Estranho... fiquei com a impressão de q. Globo, Galvão e cia. gostaram da repercussão.
Não?

Liliana disse...

Oi Dalvinha! Enquanto não conseguimos tomar um café juntas, vamos nos falando por aqui. Como você sabe, a-do-ro futebol. Sempre assisti muitas transmissões. Por isso, me espanto com esse "Cala boca Galvão". Por que? Bem, porque a maioria dos locutores fala muito mais besteira do que ele. E olha, que ele fala muitas e muitas.É só prestar atenção nas besteriadas dos outros: "Robinho deu a bola no Elano, que devolveu no Kaká", "Barbaridade! parece mulher chutando!". O bossal do Neto, ex-jogador e metido a comentarista é uma festa. Acho sim, que o Galvão exagera. Quer aparecer. E muitas vezes enfia os pés pelas mãos. Deixa os comentaristas em saias justas etc. Mas vamos para mais um exemplo: outro dia ele questionou o Arnaldo Cesar coelho, ex-árbitro, sobre uma falta clara não marcado. O Arnaldo defendia o juiz, dizendo "ele não marcou, mas não cometeu exatamente um erro. Essa falta não é pra marcar". E aí o Galvão disse: "Como assim essa falta não é para marcar? Não foi falta? Não prejudicou o time cujo jogador foi derrubado?". E aí: "É, mas não foi uma falta assim tão clara...". Pode???? E depois o Galvão que é o errado!!!! rsrsrsrs.
Vamos fazer uma campanha: Calem a boca, locutores e comentaristas!".Podemos começar tirando o som da tv na hora das transmissões. Tenho certeza de que vai ficar um saco.
bjs a todos.
Liliana

Lista Telefonica disse...

www.sualista.com.br