segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Santiago Calatrava. Absolutamente genial.

Outro dia assisti um longo documentário sobre este arquiteto e engenheiro espanhol que me deixou extasiada. As obras de Calatrava são, simplesmente, espetaculares. Projetou e construiu edifícios por toda Europa, além de pontes, estádios, estações de trem e de metrô, museus, enfim, todo tipo de construção, sempre num estilo futurista, único.

Calatrava esteve recentemente no Rio para apresentar seu projeto do Museu do Amanhã,no Píer Mauá, um espaço dedicado ao conhecimento, às questões do homem moderno e, claro, ao futuro. Uma arquiteta que é minha amiga me contou que a classe não gostou nada dele ter sido escolhido para assinar este projeto pois não houve concorrência. Por um lado, eles até teriam razão, pois afinal, depois de Niemeyer e Lúcio Costa, chegou a hora dos arquitetos da terra mostrarem seu valor.
Mas a verdade é que ter um Museu do Amanhã assinado por Calatravca é uma glória para qualquer país. Eu gostei da descolha e não estou nem aí se não houve concorrência. Aliás, não estou nem aí para polêmicas deste tipo. Calatrava está acima de concorrências e é uma honra termos uma obra dele.




Projeto do Museu do Futuro, no Rio



The Chicago Spire




Gare do Oriente, em Lisboa




Tenerife Opera House



TGV Estation, Lyon



Cidade das Artes, em Valencia, na Espanha


Turning Torso, em Chicago


5 comentários:

liliana disse...

Não sei se é porque nasci em Brasília, logo no comecinho dela, mas sou apaixonada por arquitetura!!!
Que show as obras de Calatrava.
É catalão?

Ana Borges disse...

É, o homem é bem espetaculoso. Como serão estas obras vistas de perto, ao vivo?
Fiquei curiosa sobre o interior da espiral...

AB disse...

Aliás, vc. sabe o quê funciona na Chicago Spire?
Bj.

Lista Telefonica disse...

www.sualista.com.br

Magui disse...

É bom trazer idéias de fora pa
ra enriquecer o espaço nacional.